Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Variedades

Veículo elétrico recebe energia pelos pneus

Já existem várias propostas de mecanismos para recarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem fios.

Publicada: 17/12/2012 - 05h25m|Fonte: Inovação Tecnológica|Versão para impressão|

  • Parado, apenas para demonstração, o mecanismo alimenta continuamente uma lâmpada de 100 Watts.
  • Parado, apenas para demonstração, o mecanismo alimenta continuamente uma lâmpada de 100 Watts.
    Foto: Toyohashi University/Takashi O
Eletricidade sem fios

Engenheiros japoneses idealizaram uma nova forma de manter carregadas as baterias dos veículos elétricos.

Já existem várias propostas de mecanismos para recarregar os carros elétricos em movimento, usando eletricidade sem fios.

Por exemplo, estradas magnéticas poderiam fornecer energia para o veículo, ou para recarregar suas baterias, usando bobinas instaladas na parte inferior do carro.

Takashi Ohira e seus colegas da Universidade Toyohashi tiveram uma ideia ainda melhor e mais barata, que praticamente não exigirá nenhuma modificação no carro.

Energia pelos pneus

Ohira demonstrou que é possível transferir a energia elétrica para os carros remotamente, sem fios, aproveitando o aço usado no interior dos pneus.

Devido ao seu formato, o aço presente no interior dos pneus já é naturalmente uma bobina, pronta para capturar a eletricidade disponibilizada por eletrodos instalados sob o asfalto.

Como os fios de aço estão eletricamente isolados pela borracha do pneu, os pesquisadores usaram uma corrente de alta frequência, capaz de cobrir com segurança e confiabilidade a distância entre os eletrodos e a bobina.

Autonomia dos carros elétricos

Os pesquisadores testaram seu conceito usando um modelo de carro elétrico, em escala 1/32.

O carro circulou perfeitamente, com uma eficiência de penetração da eletricidade sem fios de 75% a 52 MHz.

"Se o esquema for aplicado na prática, nós acreditamos que ele permitirá um tremendo aumento na autonomia dos carros elétricos," disse Ohira.

No futuro, quando avenidas e rodovias estiverem preparadas para fornecer eletricidade para os veículos elétricos em movimento, esses veículos poderão usar um número muito menor de baterias, já que elas serão necessárias apenas nas vias locais, onde não houver suprimento de eletricidade sem fios


Bibliografia:

Dielectric Coupling from Electrified Roadway to Steel-Belt Tires Characterized for Miniature Model Car Running Demonstration
Y. Suzuki, T. Sugiura, N. Sakai, M.Hanazawa, T. Ohira
IEEE MTT-S International Microwave Workshop Procedings
Vol.: IMWS-IWPT2012, pp.35-38
DOI: 10.1109/IMWS.2012.6215814

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook