Acompanhe aqui as últimas notícias sobre o Haiti; recolhendo informações minuto a minuto
Notícias do terremoto: minuto a minuto
15:51 l A situação é "caótica" nesta quarta-feira na capital haitiana de Porto Príncipe, os hospitais foram destruídos ou não funcionam, de acordo com os Médicos Sem Fronteiras, que tratam de centenas de pessoas feridas. "Fui em cinco centros médicos um hospital de grande porte e a maioria deles não funcionam. Muitos estão destruídos e tenho visto um número preocupante de corpos ", declarou Stefano Zannini, um membro da organização dos Médicos Sem Fronteiras no Haiti, citado em um comunicado.
13:36 l O hospital Argentino, em Porto Príncipe trabalha e lida com 800 feridos, mas está em uma situação crítica "devido a quantidade de pessoas afetadas pelo terremoto", disse o diretor do hospital segundo o qual o hospital é o único a operacionar
13:34 l ONU já contabiliza a morte de 11 soldados da força de paz
13:07 l Exército brasileiro contabiliza 11 soldados mortos, oito desaparecidos e nove feridos.
12:54 l Não há lista, nem esclarecimento sobre a nacionalidade das vítimas que estavam no prédio das Nações Unidas
12:52 l Nao há energia elétrica nem comunicação; o Palácio Nacional e a Catedral estão destruídos.
12:41 l
Vídeo amadorVídeo feito esta manha no Haiti
12:40 l O Fundo Monetário Internacional "estuda todas as vias para ajudar o Haiti", disse o seu diretor Dominique Strauss-Kahn.
12:38 l O presidente Barack Obama está realizando uma reunião de crise nesta quarta-feira para preparar a assistência para o Haiti. Obama falará sobre o tema às 16:00. (AFP)
12:37 l Segundo a ONU, o aeroporto de Porto Príncipe está acessível para a chegada da ajuda internacional ao Haiti. (AP)
11:14 l Rádio brasileiro anuncia morte de Zilda Arns em terremoto do Haiti
11:11 l
Vídeo amadorsobre tragédias no Haiti
10:53 l Cerca de 200 pessoas provavelmente morreram no desabamento de um grande hotel na capital do Haiti, disse quarta-feira o secretário de Estado francês para a cooperação. "Nós pensamos que só em um hotel, haveria 200 mortos", disse Alain Joyandet da França. O Montana hotel, popular entre turistas hospedados em Porto Príncipe, desabou durante o terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter. Uma centena dos cerca de 300 hóspedes estaria fora do Hotel na hora do terremoto.
10:33 l A Unesco disse não ter notícias dos 14 membros do seu pessoal. O Diretor Executivo Irina Bokova manifestou a sua "inquietação" em vista da situação crítica no país. (AFP)
10:30 l Após o terramoto no Haiti, a comunidade internacional se mobiliza. O violento terremoto que atingiu o Haiti terça-feira, 12 de janeiro podem ter causado centenas de mortes. A comunidade internacional está reunida nesta quarta-feira para trazer alívio para o Haiti: O auxílio é enviado para Porto Princípe, do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Europa e países da região
10:25 l Bernard Kouchner anunciou para o RTL que o chefe da Missao de paz da ONU, o tunisiano Hedi Annabi, estaria morto e todos aqueles que estavam no edifício da ONU.
09:55 l Quatro soldados brasileiros da força de paz das Nações Unidas morreram no terremoto, disse o general Carlos Alberto Barcellos, chefe de comunicação do Exército Brasileiro. (AFP)
09:28 l A Comissão Européia anunciou que a liberação de três milhões de euros para ajuda de emergência em favor do Haiti, segundo o porta-voz, Pia Ahrenkilde Hansen. - (AFP)
09:26 l O projeto
EmCode permite saber a intensidade do tremor de terra em um local específico inserindo um endereço. Uma descrição do dano correspondente à intensidade também está disponível.
09:18 l O destino do chefe da Missão de paz da ONU no Haiti, Hedi Annabi da Tunísia, é desconhecido, assim como o do francês que estava terça-feira na sede da MINUSTAH, em Porto Principe, durante o terremoto ", disse o ministro de Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner. -
09:14 l O Itamaraty comunicou nesta manhã que montou uma sala de crise que vai funcionar 24 horas por dia, sob a coordenação do embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama, para atender as vítimas no Haiti.
09:12 l A Federação Internacional da Cruz Vermelha estima que 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto. - (AP)
09:09 l Papa Bento XVI faz "apelo à generosidade de todos para que a nossa solidariedade, concreta e eficaz de apoio para a comunidade internacional em relação a estes irmãos e irmãs que vivem um momento de necessidade e tristeza não venha a faltar, e assegura que a Igreja Católica vai desencadear imediatamente as suas instituições de caridade para atender as necessidades mais imediatas da população. - (AFP)
09:00l O ex-presidente haitiano Aristide chamou o terremoto de "tragédia além da compreensão". - (AFP)
2:55 l OThe Associated Press entrevistou os passageiros de avião em Miami, que estavam em um avião que partiu para Port-au-Prince, momentos após o terremoto ocorrido: Veja vídeo da entrevista
aqui.
11:59 pm Jennifer Preston elaborou esta
lista no Twitter de usuários da rede social que estão no Haiti e podem fornecer informações úteis sobre as consequências do terremoto. Ele também aponta para uma conta TwitPic que tem
imagens de vítimas do terremoto.
Jeff Zeleny em Washington, escreve:
A Casa Branca disse ontem à noite que a Guarda Costeira mobilizou militares e aviões em posições perto do Haiti para oferecer ajuda humanitária no caso do terremoto. Os ativos mobilizados para a área.
Alguns haitianos se voltaram para a Web para compartilhar informações sobre o terremoto de magnitude 7,0 que atingiu região próxima da capital de Port-au-Prince, na noite de terça-feira.
Os jornais online de todo mundo estão tentando recolher as informações para facilitar a busca por notícias de parentes e amigos de residentess no Haiti.