Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Mundo

Talibãs atacam aeroporto em Jalalabad

Um comando talibã atacou nesta quarta-feira (30/06) o aeroporto e uma base militar da cidade afegã de Jalalabad, ao leste do país.

Publicada: 30/06/2010 - 09h29m|Fonte: Opera Mundi|Versão para impressão|

  • Talibãs atacam aeroporto em Jalalabad
Do OPERA MUNDI - 30/06/2010 - 08:16 | Agência Efe | Cabul

Um comando talibã atacou nesta quarta-feira (30/06) o aeroporto e uma base militar da cidade afegã de Jalalabad, ao leste do país. A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, sigla em inglês) disse ter repelido a ação e matado vários dos agressores.

Segundo afirmou a Isaf em comunicado, "vários" militantes morreram durante o ataque, que começou pela manhã com um grupo equipado com lança-granadas, armas curtas e um carro carregado de explosivos que explodiu próximo as portas do aeroporto.

Leia mais:
Novo comandante dos EUA no Afeganistão avisa que ocupação ainda continuará por anos

"Não entraram no perímetro do aeroporto. muitos morreram durante o ataque. Dois soldados das tropas conjuntas (afegãs e internacionais) ficaram levemente feridos", assegurou na nota a organização, que descartou a existência de vítimas civis.

Um porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid, afirmou à agência afegã "AIP" que o grupo, composto por dez homens, matou ou causou ferimentos a 152 soldados da Otan e 15 afegãos. Os talibãs, porém, costumam exagerar em informações que divulgam sobre baixas.

Seis membros do comando morreram e os outros quatro conseguiram escapar, segundo Mujahid, que garante que os ativistas conseguiram entrar no aeroporto e destruíram 13 aeronaves.

Dentro do perímetro do aeroporto de Jalalabad, capital da província de Nangarhar e uma das zonas de influência das milícias insurgentes, há uma base das tropas dos Estados Unidos desdobradas no Afeganistão que se encarrega da gestão das instalações.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook