Segunda-Feira, 29 de Julho de 2013

Página Inicial>Brasil

Revista francesa diz que esquerda deu certo no Brasil

Lula fez melhor, conclui a revista, com um governo economicamente eficaz, socialmente equitável e democraticamente impecável.

Publicada: 16/09/2010 - 13h08m|Versão para impressão|

  • Revista francesa diz que esquerda deu certo no Brasil

  • Foto: inrockuptibles
Na estreia de seu novo formato, mais aberto à atualidade internacional, a revista semanal francesa "Les InrocKuptibles" propõe aos seus leitores uma reflexão sobre o modelo brasileiro com título de capa "Brasil, o país onde a esquerda deu certo".
Os repórteres da revista enviados ao Brasil explicam o porquê dos 80% de popularidade do presidente Lula, e a provável eleição de Dilma Rousseff, por meio de depoimentos de pessoas ouvidas na região metropolitana de São Paulo - participantes de um comício do PT em Guarulhos, trabalhadores do comércio e da indústria, uma imigrante paraguaia moradora de uma favela em Pirituba.

As palavras de uma vendedora de 25 anos resumem o sucesso do presidente junto das camadas populares. "Lula resgatou a dignidade dos mais pobres", diz ela, acrescentando que a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil também será um progresso legado de Lula.

"Les Inrock" não deixa de apontar as lacunas deixadas por Lula, como a corrupção e a violência sem controle na sociedade, que resiste aos benefícios gerados pelos programas sociais. A revista cita queixas frequentes feitas pela esquerda e por companheiros de partido, como as políticas liberais que continuam enriquecendo banqueiros, industriais, assim como o modelo de agronegócio brasileiro.

"Um marxista ortodoxo diria que Lula não venceu o capitalismo, mas se diluiu nele", escreve "Les Inrock", para em seguida questionar: um chefe de Estado da esquerda radical teria conseguido evitar as armadilhas do poder, como um consenso frágil ou o populismo ditatorial? Lula fez melhor, conclui a revista, com um governo economicamente eficaz, socialmente equitável e democraticamente impecável.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook