Atualmente, o Samu conta com três ambulâncias: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte em Arapongas
O diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, André Pegorer, participou nesta quinta-feira (24) da apresentação da Rede de Urgência e Emergência da região de Apucarana. A atual rede terá abrangência e estrutura ampliadas com a criação do Samu-Regional Centro-Norte, a instalação de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e de Salas de Estabilização.
Atualmente, o Samu de Apucarana conta com três ambulâncias: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Básico (USB) em Arapongas.
Com a ampliação, a central passará a atender uma população de aproximadamente 470 mil habitantes, das cidades de Apucarana, Novo Itacolomi, Marilândia do Sul, Califórnia, Rio Bom, Arapongas, Sabáudia, Faxinal, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Cruzmaltina, Rosário do Ivaí, Borrazópolis, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Cambira, São Pedro do Ivaí, Marumbi, Kaloré, Ivaiporã, Arapuá, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas, Cândido de Abreu, São João do Ivaí e Godoy Moreira.
Distribuição da nova rede será a seguinte:
Apucarana – uma UPA tipo 2, uma USA e uma USB
Arapongas – uma UPA tipo 2, uma USA e uma USB
Faxinal – uma UPA tipo 1 e uma USB
Jandaia do Sul – uma UPA tipo 1 e uma USB
Ivaiporã – uma UPA tipo 1, uma USA e uma USB
Manoel Ribas – uma USB e uma Sala de Estabilização
São João do Ivaí – uma USB e uma Sala de Estabilização
Cândido de Abreu – uma Sala de Estabilização