Sábado, 17 de Agosto de 2013

Página Inicial>Mundo

Protestos na França e capitais europeias contra política de segurança de Sarkozy

Neste sábado, em Paris, mais de 50 ONGs foram às ruas defender os principios fundamentais da República francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Publicada: 04/09/2010 - 12h11m|Versão para impressão|

  • Acampamento de ciganos sendo desmantelado pela polícia em Mons-en-Baroeul, perto de Lille.
  • Acampamento de ciganos sendo desmantelado pela polícia em Mons-en-Baroeul, perto de Lille.
    Foto: Reuters
Adriana Brandão - RFI

A recente expulsão de ciganos da França foi o marco para a política de segurança da atual presidência ser considerada xenófoba pelos partidos de esquerda, sindicatos, ONGs de defesa dos direitos humanos e por membros do próprio governo.

Neste sábado, em Paris, mais de 50 ONGs foram às ruas defender os principios fundamentais da República francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

O presidente Nicolas Sarkozy assumiu um discurso até então reservado à extrema direita; ele ultrapassou uma fronteira perigosa, há um mês, na cidade de Grenoble, ao estabelecer uma relação direta entre insegurança e imigração, como afirmam os organizadores da passeata de hoje.

Expulsões

A ameaça da perda da nacionalidade francesa de estrangeiros delinquentes, mas também o desmantelamento de acampamentos e o repatriamento de ciganos romenos e búlgaros, no mês passado, mobilizam a oposição, cidadãos e até mesmo partidários.Os próprios membros do governo e deputados do partido do presidente criticam as recentes medidas contra os estrangeiros.

Reações internacionais

Manifestações semelhantes também aconteceram em dezenas de cidades francesas e diante de embaixadas da França de várias capitais europeias como Roma, Madri, Londres e Lisboa.

O comitê da ONU para a eliminação da discriminação racial, assim como o Conselho Europeu, reprovam igualmente a atual política francesa que discrimina e estigmatiza imigrantes.

O papa Bento 16, chocado com as expulsões dos ciganos, fez um apelo para que a França saiba receber e conviver com a diversidade humana.


TAGS: CIGANOS - IMIGRAÇÃO

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

  • Comentário

    01

  • Porernades (catuji - MG)04/09/2010 - 14h37m

    Manifestações semelhantes também aconteceram em dezenas de cidades francesas e diante de embaixadas da França de várias capitais europeias como Roma.nao acho certo fazer uma manifestaçao assim !!!!!!!!!!!!1

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook