Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Política & Economia

Portal Brasil reúne cerca de 500 serviços

O portal tem recursos para permitir o acesso por deficientes visuais e auditivos.

Publicada: 03/03/2010 - 17h06m|Fonte: Agência Brasil|Versão para impressão|

Serviços e informações sobre ações e programas federais que antes estavam dispersas por diversos sites agora estão reunidos no novo Portal Brasil que pode ser acessado a partir de hoje (3) no endereço www.brasil.gov.br. Informações sobre como tirar a carteira de identidade, calendários de campanhas de vacinação e orientações sobre aposentadoria são exemplos dos conteúdos disponíveis.

Nesse endereço já era possível acessar informações relacionadas ao governo federal, mas a reformulação do site irá reunir cerca de 500 serviços.

Inicialmente, o portal terá 12 áreas de conteúdos temáticos: cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, cultura, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo. Os conteúdos oferecidos serão segmentados para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa e há previsão de que sejam estendidos à idosos, crianças, servidores públicos e mulheres.

Haverá também uma área específica para o público do exterior como estudantes, investidores e turistas em inglês e espanhol.

O portal tem recursos para permitir o acesso por deficientes visuais e auditivos. Será possível, por exemplo, ampliar o tamanho das fontes ou trabalhar com contrastes na tela.

O Portal Brasil foi lançado hoje em uma cerimônia em Brasília, da qual participaram ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou que com o portal “não haverá mais segredo, tudo será publicado para todos os brasileiros” e disse que o site será uma espécie de “Google nacional”, tamanha a quantidade de informações que reúne.

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, destacou que o site traz facilidades ao agregar serviços e informações que antes estavam espalhados pelas páginas dos ministérios na internet. “O portal vem dar transparência, facilitar o acesso a serviços oferecidos e ampliar o conhecimento sobre o país.”

Durante o evento, o presidente Lula falou ao vivo com um estudante da Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina (PI). No site, há um vídeo sobre a escola que é modelo na região. Ao conversar com uma professora da escola, o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que estava senta ao lado de Lula, se emocionaram.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook