Sábado, 17 de Agosto de 2013

Página Inicial>Política & Economia

PAULO NOGUEIRA: A AUTONOMIA QUE GERA PODER

O que os BRICS têm em comum? (eles) fazem parte dos dez maiores países do mundo em termos de PIB, área e população.

Publicada: 19/12/2012 - 08h11m|Fonte: Carta Maior|Versão para impressão|

"Os BRICS vêm marcando presença no campo internacional; essa tem sido para o Brasil a principal aliança desde 2008, pelo menos no que se refere a G-20 e FMI.

Os cinco diretores executivos dos BRICS no FMI se reúnem com muita freqüência para coordenar posições; apenas as cadeiras europeias têm coordenação mais estreita ; ministros de Finanças e presidentes de Banco Central dos BRICS se reúnem com certa periodicidade - duas ou três vezes por ano, em média, nos anos recentes. E se falam com freqüência, apesar das diferenças de fuso horário.

Os chefes de Estado e governo se encontram nas cúpulas anuais. No espaço de oito meses, os líderes dos BRICS se reuniram nada menos do que três vezes.

O que os BRICS têm em comum? (eles) fazem parte dos dez maiores países do mundo em termos de PIB, área e população. Por isso mesmo, todos eles têm capacidade de atuar com autonomia em relação às potências ocidentais - os Estados Unidos e a Europa. Esse é o aspecto crucial: a capacidade de decidir de forma independente".

(Paulo Nogueira Batista; Diretor executivo no FMI;

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook