Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2015

Página Inicial>Política & Economia

Oito estados elegem governadores no primeiro turno

Os Estados do Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco já tem governador eleito

Publicada: 03/10/2010 - 23h38m|Fonte: Agência Brasil|Versão para impressão|

Brasília - O novo governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, do PSDB foi eleito senador em 2006 com 1 milhão de votos, na maior votação da história do Estado. Também se elegeu deputado federal em 2002, vice-governador em 1994 e deputado estadual em 1990.

O governador tem 49 anos, é engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e bacharel em direito formado pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Filho do ex-governador José Richa, Beto Richa, de 45 anos, filiado ao PSDB, desincompatibilizou-se do cargo de prefeito de Curitiba, para o qual havia sido reeleito em 2008, para concorrer ao governo do estado. Seu mandato na prefeitura teve 80% de aprovação popular, segundo o Instituto Datafolha.

Natural de Londrina, Richa é engenheiro civil, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Reeleito para o governo do Rio, Sérgio Cabral, do PMDB, tem 47 anos, é casado e tem cinco filhos.

Cabral foi deputado estadual e senador, cargo para o qual foi eleito com 4,2 milhões de votos. Concorreu à prefeitura do Rio em 1996, mas não foi vitorioso.

Entrou para a política ao participar da campanha do pai, o intelectual Sérgio Cabral, para a Câmara de Vereadores do Rio, filiando-se ao PMDB.

Reeleito governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, nasceu na Itália em 2 de julho de 1948, mas veio para o Brasil com a família quando ainda era bebê. Morou em Porto Alegre e em Curitiba, antes de se estabelecer em Fátima do Sul, no interior sul-matogrossense.

Formado em medicina, o peemedebista André Puccinelli é casado e tem três filhos.

O advogado Antonio Anastasia, eleito hoje em primeiro turno pelo PSDB, tem 49 anos. Vice-governador de Minas Gerais, Anastasia assumiu o governo do estado quando Aécio Neves deixou o cargo para concorrer ao Senado. Exerceu vários cargos no governo do estado.

O ex-ministro da Educação e da Justiça, Tarso Genro (PT), conquistou o governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno. Com 93,62% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito, com 54,23% dos votos válidos. José Fogaça (PMDB) aparece com 24,80% e a atual governadora Yeda Crusius (PSDB) tem 18,43%.

Tarso Genro é advogado, tem 63 anos e foi duas vezes prefeito de Porto Alegre.

O democrata Raimundo Colombo é o novo governador de Santa Catarina. Com 96,94% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 52,82% dos votos válidos. Ângela Amin (PP) aparece com 24,83% e Ideli Salvatti (PT) tem 21,87%.

Colombo foi três vezes prefeito de Lages, a primeira em 1988. Um ano antes, em 1987, elegeu-se deputado estadual por Santa Catarina, onde liderou a bancada do PFL, atualmente DEM, na Assembleia Legislativa.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), está matematicamente reeleito. Com 19% das urnas apuradas, Campos tem 2,8 milhões de votos, que representam 82,26% do total. Jarbas Vasconcelos (PMDB), segundo colocado, atingiu 14% dos votos até o momento.

Três vezes eleito deputado estadual, Campos interrompeu o último mandato em 2004 para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia pelo período de um ano e foi eleito governador no pleito de 2006. Ele é neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook