Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Mundo

Nuvem de cinzas interrompe aviação global

O centro europeu de controle de tráfego aéreo prevê que 17.000 vôos serão cancelados na sexta-feira

Publicada: 16/04/2010 - 08h38m|Versão para impressão|

  • Cinzas de um vulcão islandês prejudicam võos em todo o continente
  • Cinzas de um vulcão islandês prejudicam võos em todo o continente
Milhares de pessoas foram retidos em aeroportos de todo o mundo depois que uma nuvem de cinzas de uma erupção do vulcão islandês se espalhou pela Europa, prejudicando vôos por todo o continente.

O centro europeu de controle de tráfego aéreo prevê que 17.000 vôos serão cancelados na sexta-feira e em uma série de países terão seu espaço aéreo completamente fechado.

Os especialistas advertiram que a nuvem de fumaça do vulcão no sudeste da Islândia pode demorar vários dias para se dissipar e dar as condições de céu limpo. As autoridades da aviação se recusaram a dizer quando o céu abriria novamente.

Polônia, Grã-Bretanha, Áustria, República Checa, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Estônia, Bélgica e Holanda foram fechados todo ou a maioria de seu espaço aéreo.

Todos os seus três maiores aeroportos da Europa - Londres, Paris e Alemanhã - foram fechados por causa da nuvem de cinzas, que representa uma ameaça para motores a jato e visibilidade dos pilotos .

As erupções vulcânicas são um perigo muito temido na aviação civil, por causa do escoamento de cinzas finas que podem danificar os motores a jato, entupir os sistemas de combustível e reduzir drasticamente a visibilidade.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook