Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013

Página Inicial>Mundo

Nuvem de cinzas aumenta sua extensão sobre a Europa

Pilotos da aviação advertiram que os motores de avião pode se tornar obstruídos com as minúsculas partículas de rocha e cinzas expelidas pelo vulcão

Publicada: 18/04/2010 - 11h16m|Fonte: Al Jazeera|Versão para impressão|

  • Vulcão em erupção na Islândia começou quarta-feira, lançou vários quilômetros de cinzas no ar
  • Vulcão em erupção na Islândia começou quarta-feira, lançou vários quilômetros de cinzas no ar
    Foto: Reuters
Uma enorme nuvem de cinzas vulcânicas continua paralisando o transporte aéreo em grande parte do continente, deixando milhares de passageiros retidos pelo quarto dia.

Cerca de 30 países haviam fechado ou limitado seu espaço aéreo na tarde de domingo, como a nuvem de poeira e partículas finas gradualmente ampliadas sobre grandes áreas da Europa.

Avião permaneceu no chão em vários países em todo o continente, incluindo o Reino Unido, França, Dinamarca e Alemanha, com um aumento as restrições do espaço aéreo, pelo menos até segunda-feira.

Pilotos da aviação advertiram que os motores de avião pode se tornar obstruídos com as minúsculas partículas de rocha e cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajökull na Islândia - embora quase invisível a olho nu.

Mas, pelo menos, duas grandes companhias aéreas européias disseram que tinham realizado vôos de teste bem-sucedido através da nuvem de cinzas.

" Vôo de teste" bem sucedido

A empresa KLM tem pressionado as autoridades a liberação do tráfego aéreo neste domingo, após a realização de um vôo de teste em espaço aéreo sobre a Holanda no dia anterior.
Autoridades holandesas disseram que inspeções iniciais mostraram que o vôo terminou "com segurança" sem "irregularidades" causadas pelas cinzas.


Empresas italianas e francesas também anunciaram que eles estariam voando com aviões vazios no domingo para avaliar as condições.

Mas David Learmount, profissional de operações de segurança aéreas, editor da revista Flight International e ex-piloto da Força Aérea Real, disse que colocar de volta aviões no ar é um risco em um território inexplorado.

"Estamos passando por uma experiência global," disse ele.

Sem previsões a vista

Meteorologistas disseram que por causa dos ventos predominantes na Europa e a grandes quantidades de gelo glacial acima do vulcão significa que é provável que a nuvem se afaste por pelo menos uma semana

"Não parece ter um fim a vista", disse Magnus Gudmundsson Tumi, um geólogo islandês que faz parte do grupo de vigilância do vulcão.

"A atividade tem sido bastante vigorosa ..., fazendo com que a coluna de erupção não pare de crescer", disse ele à Associated Press.

Tradução e adaptação:
Guia Global

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

  • Comentário

    04

  • PorPedro Muxito (Luanda - SP)19/04/2010 - 11h46m

    Éum K.O tecnico dado por Deus Todo Poderoso para os sabios e cientista q acham ser os controladores de tudo quanto acontece no mundo e não so por isso aconselho oas Europeus a fazerem uma corrente de oração e jejuns p/ q D.T.P tenha compaixão e misercordia de Vós. não assustem porq esta escrito na B

  • Comentário

    03

  • Porlarissa (cariacica - ES)18/04/2010 - 21h17m

    é o fim do mundo se prepare a volta de Jesus está proxima.

  • Comentário

    02

  • PorTony Hen (Cidade - BA)18/04/2010 - 20h41m

    Nossa Senhora afirmou que a Terra do Gelo sumirá. Veja www.apelosurgentes.com.br

  • Comentário

    01

  • Poremilly rodrigues dos santos (seropedica - RJ)18/04/2010 - 13h54m

    o presidente tem que dar uma providencias para esses vulcao , os voos aereos contimuar voando , todo mundo estar preculpado voos

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook