Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010

Página Inicial>Mundo

Nobel de Economia para Elinor Ostrom e Oliver E. Williamson

stes dois contributos na área da chamada governabilidade econômica, isto é, a forma como a economia se organiza instituicionalmente

Publicada: 12/10/2009 - 18h43m|Fonte: Expresso|Versão para impressão|0 comentário(s)

  • Elinor Ostrom, 76 anos, e Oliver E. Williamson, 77
  • Elinor Ostrom, 76 anos, e Oliver E. Williamson, 77
Elinor Ostrom , 76 anos, e Oliver E. Williamson , 77, foram hoje distinguidos com o Prémio Nobel da Economia, anunciou em Estocolmo a Real Academia de Ciências Sueca.

Segundo Elinor Ostrom, que foi a primeira mulher premiada com este Prêmio criado em 1969, o seu trabalho teve como principal objetivo "perceber como é que os cidadãos podem organizar-se para uma auto-gestão". Ostrom, da Universidade de Indiana, analisou a gestão de bens comuns, como os recursos naturais, e a forma com uma gestão cooperativa pelos seus utilizadores pode ser mais eficiente que as soluções tradicionais de privatização ou de administração/regulação pelo Estado através da aplicação de taxas ou impostos.

Em conferência de imprensa na Suécia, a economista norte-americana disse estar "um pouco em choque" com a premiação e explicou que o seu trabalho pode servir também para o combate ao aquecimento global, uma vez que "é importante haver um acordo político global mas também serem dados passos a outros níveis, como as comunidades por exemplo".

Williamson estudou o papel das empresas como estrutura de governabilidade econômica alternativa ao mercado. Em particular, a forma como a integração vertical das empresas (acompanhando vários momentos do ciclo de produção) pode ajudar a resolver conflitos de forma mais eficaz que o mercado, uma vez que pode ser usada a autoridade.

Estes dois contributos na área da chamada governabilidade econômica, isto é, a forma como a economia se organiza instituicionalmente, surgem num ano de séria crise econômica quando a crença nos mecanismos de mercado está fortemente afetada. E vêm mostrar que, em alguns casos, podem existir soluções alternativas mais vantajosas que o simples funcionamento dos mecanismos de mercado.

O que não quer dizer que estes não possam funcionar bem, tudo depende das condições específicas. Elinor Ostrom lembrou que "se estiver num mercado altamente competitivo, não sobrevivo se não me comportar próximo do que a teoria prevê" mas que em outras situações a cooperação pode ser bastante vantajosa e há inúmeros exemplos de sucesso no Mundo.

Os ganhadores do prêmio irão dividir em parte iguais um prêmio monetário no valor de dez milhões de coroas suecas (976 mil Euros), um diploma e, claro, um convite para estarem presentes na cerimônia de entrega em Estocolmo, Suécia, a 10 de Dezembro.

No ano passado, o laureado foi o norte-americano Paul Krugman , Professor na Universidade de Princeton e colunista do jornal " The New York Times ", pelos seus trabalhos sobre comércio internacional e geografia econômica.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores. Para realizar o seu comentário, clique aqui.

Nenhum comentário realizado até o momento

Seja o primeiro a expressar a opinião sobre esta matéria preenchendo o formulário abaixo:

Compartilhe a sua opinião

Preencha todos os campos abaixo e deixe o seu comentário sobre essa notícia

Faltam 300 caracteres
  • Todos os campos são obrigatórios.
  • Seu e-mail não será disponibilizado no site em hipótese alguma.
  • Comentários são moderados e só são disponibilizados no site após aprovação.
  • Comentários com palavras de baixo calão ou ofensas não são aprovados.
  • Ao enviar um comentário, você automaticamente concorda com nossas regras de uso.
 
Siha nos no Twitter