Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Variedades

Navegação por meio de vibrações

O "canal sensorial" é formado por seis motores vibratórios montados em uma pulseira, permitindo a transmissão de sinais complexos

Publicada: 23/08/2013 - 21h31m|Fonte: Inovação Tecnológica|Versão para impressão|

  • O
  • O "canal sensorial" é formado por seis motores vibratórios montados em uma pulseira
    Foto: DLR
Vibrotátil

A Agência Espacial Alemã (DLR) desenvolveu um aparelho que permite que pessoas com deficiências visuais ou cegas consigam se guiar usando um "sexto sentido vibratório".

O usuário recebe informações sobre direções, distâncias e obstáculos para chegar até o destino desejado por meio do que os engenheiros chamam de "feedback vibrotátil".

O "canal sensorial" é formado por seis motores vibratórios montados em uma pulseira, permitindo a transmissão de sinais complexos.

O objetivo é que as pessoas cegas possam caminhar com naturalidade mesmo em cidades desconhecidas. Para isso, um telefone celular faz as vezes de interface, capturando dados de GPS para guiar o usuário até o destino desejado.

"Este sistema dá suporte às pessoas cegas, permitindo-lhes encontrar seu caminho em um ambiente desconhecido, e com a grande vantagem de que o canal sensorial acústico, isto é, o sentido da audição, permanece livre," afirma Simon Schatzle, responsável pelo projeto.

Schatzle se refere a aparelhos que usam sons para mapear o ambiente, sendo o retorno recebido através de fones de ouvido.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook