Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2014

Página Inicial>Política & Economia

Justiça Eleitoral cassa mandato de Rosinha e torna casal Garotinho inelegível

A Justiça eleitoral também tornou a prefeita cassada e seu marido, Anthony Garotinho, pré-candidato do PR ao governo do Rio, inelegíveis pelos próximos três ano

Publicada: 28/05/2010 - 13h08m|Fonte: Agência Brasil|Versão para impressão|

  • Justiça Eleitoral cassa mandato de Rosinha e torna casal Garotinho inelegível
O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. Para o tribunal, a prefeita teria sido beneficiada pela rádio e jornal O Diário durante a campanha eleitoral de 2008. O TRE-RJ decidiu, também, convocar novas eleições para a prefeitura de Campos, no norte do Estado, uma vez que a então prefeita Rosinha Garotinho ganhou a eleição no primeiro turno, com mais de 50% dos votos.

A Justiça eleitoral também tornou a prefeita cassada e seu marido, Anthony Garotinho, pré-candidato do PR ao governo do Rio, inelegíveis pelos próximos três anos, assim como três comunicadores da rádio O Diário. Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos antes de divulgar o calendário eleitoral para as eleições suplementares na cidade de Campos.

Caso a prefeita recorra ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ela pode conseguir um efeito suspensivo e permanecer no cargo até o julgamento do mérito. Já o marido dela precisaria de uma medida cautelar junto ao TSE para se manter na disputa do governo estadual nas eleições de outubro.

O julgamento dividiu os membros do tribunal. Três juízes votaram pela punição e três, contra. O voto de minerva coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador ao votar pela cassação do mandato de Rosinha Garotinho e pela punição dos demais envolvidos.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook