Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Mundo

Irão revela 3º geração de centrífugas para enriquecimento de urânio

Ahmadinejad apresenta nova tecnologia de enriquecimento de urânio. Tecnologia pelo menos 6 vezes superior a existente

Publicada: 09/04/2010 - 14h49m|Fonte: Al Jazeera|Versão para impressão|

  • Irã desenvolve tecnologia de 3º geração para enriquecimento de urânio
  • Irã desenvolve tecnologia de 3º geração para enriquecimento de urânio
O Irã anunciou ter desenvolvido centrífugas mais rápidas para enriquecimento de urânio, sinalizando a determinação de prosseguir com seu programa nuclear apesar da possibilidade de novas sanções procurado por Barack Obama, o presidente E.U..

Em uma cerimônia que marcou o Dia Nacional da Tecnologia Nuclear no Irã hoje sexta-feira, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente, revelou uma das novas máquinas a uma multidão de dignatários, e elogiou cientistas por fazer o Irã um país nuclear ".

Ali Akbar Salehi, chefe da Energia Atômica do Irã (Organização AEOI), disse: "Os cientistas do nosso país ter sido capaz de conceber uma terceira geração de centrífugas, que conseguiu através de ensaios mecânicos.

"Estas máquinas teriam [isótopo] capacidade de separação ... mais de seis vezes superior à geração anterior, assim poderemos aumentar a produção."

O programa iraniano de enriquecimento de urânio é uma preocupação para a comunidade internacional porque teme que a tecnologia poderia ser usada para produzir material para armas atômicas.

O Irã tem repetidamente insiste que só quer gerar energia através de um programa nuclear civil, mas os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que a obra civil é um disfarce para um programa de armas.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook