Sábado, 29 de Março de 2014

Página Inicial>Mundo

Irã adverte conselho sobre novas sanções

"Espero que eles levem em consideração o acordo mediado pelo Brasil e Turquia", disse ele. "Essa oportunidades não se repetirá."

Publicada: 08/06/2010 - 13h31m|Fonte: Guia Global - Com informações da Al Jazeera|Versão para impressão|

  • "Espero que levem em consideração o acordo mediado pelo Brasil e Turquia", essa oportunidade é única
A imposição de novas sanções contra o Irã vai pôr fim a qualquer perspectiva de negociações sobre o programa nuclear do país, afirmou o presidente iraniano.

Mahmoud Ahmadinejad disse em uma coletiva de imprensa em Istambul, nesta terça-feira que qualquer futura participação em negociações nucleares depende da atitude dos países ocidentais, que acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares.

"O governo dos EUA e seus aliados estão tão errados que, se eles acham que podem impor uma resolução e depois sentar para conversar com a gente, isso é uma coisa que não vai acontecer", disse ele.

"Vamos conversar com todos, se houver respeito e justiça, mas se alguém quiser falar conosco usando brutalidade e de forma dominadora a resposta já é conhecido."

A declaração de Ahmadinejad veio em um momento em que o Conselho de Segurança da ONU se prepara para votar um o conteúdo de um projeto de resolução que impõe novas sanções contra Teerã por sua suposta incapacidade de esclarecimento sobre seu programa nuclear ao o Ocidente.

Ahmadinejad também pediu aos líderes ocidentais que não percam a oportunidade "apresentada pelo acordo de troca de combustível negociado com a Turquia e Brasil no mês passado.

"Espero que eles façam um bom uso desse acordo", disse ele. "Essa oportunidades não se repetirá."

Em relação ao acordo proposto, em que o Irã se compromete a enviar 1.200 kg de urânio enriquecido para a Turquia, em troca de combustível nuclear para um reator em Teerã. Os EUA e seus aliados têm sido indiferentes a proposta, dizendo que não era uma oferta séria.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook