Sábado, 17 de Agosto de 2013

Página Inicial>Mundo

Historiadora da Unesco aponta falta de políticas de inclusão dos ciganos

O governo francês continua recebendo críticas no país e no exterior pela polêmica expulsão de ciganos romenos e búlgaros para seus países de origem.

Publicada: 28/08/2010 - 20h11m|Versão para impressão|

  • Historiadora da Unesco aponta falta de políticas de inclusão dos ciganos

  • Foto: REUTERS
O governo francês continua recebendo críticas no país e no exterior pela polêmica expulsão de ciganos romenos e búlgaros para seus países de origem. Nesta quinta-feira mais dois aviões fretados deixaram Paris e Lyon com cerca de 300 ciganos a bordo.

O presidente Nicolas Sarkozy pediu ao governo que não ceda diante da polêmica e continue a aplicar a legislação europeia que permite o repatriamento dos ciganos, por falta de renda comprovada após três meses de permanência no território francês.

A historiadora Rosa Maria Guerreiro, do programa de Diálogo Interreligioso da Unesco, em Paris, vê na expulsão dos ciganos um problema não resolvido no espaço europeu. Ela aponta a falta de coragem política de se desenvolver na Europa um programa de integração inclusivo socialmente para essas populações marginalizadas em seus países de origem. Rosa Maria Guerreiro minimiza as críticas ao governo francês e defende políticas nacionais de integração dos ciganos em seus países de origem.

Reportagem de Adriana Moysés, do RFI.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook