Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010

Página Inicial>Brasil

Funasa descarta que índios tenham morrido por causa da gripe suína

e acordo com a regional responsável pelo Distrito Yanomami, em Roraima, o indígena que morreu no último dia 7 não estava infectado

Publicada: 14/08/2009 - 15h37m|Fonte: Agência Brasil|Versão para impressão|0 comentário(s)

As regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Roraima e no Pará descartam que recentes mortes de indígenas tenham sido causadas pelo vírus Influenza H1N1.

De acordo com a regional responsável pelo Distrito Yanomami, em Roraima, o indígena que morreu no último dia 7 não estava infectado com influenza A (H1N1) - gripe suína. Segundo a Funasa, o laudo médico não apontou nenhum sintoma da doença e a morte foi causada por uma pneumonia.

Ainda segundo o órgão, a pessoa que acompanhou o Yanomami durante sua internação também não apresentou sintomas de gripe, e o estado de Roraima, até o momento, não tem nenhum outro caso suspeito da doença entre indígenas.

No estado do Pará, outra suspeita de infecção pelo vírus Influenza H1N1 foi descartada. A vítima é uma indígena de 24 anos, da etnia Anembé. A jovem morreu na última segunda-feira (10), grávida de oito meses. O bebê também morreu.

Segundo a Funasa no Pará, o Instituto Evandro Chagas já encaminhou o pré-resultado do exame, constatando que a causa da morte não foi influenza A (H1N1) - gripe suína. O resultado final ainda é aguardado pela Funasa, para confirmar a suspeita de que a jovem tenha morrido de pneumonia. Até o momento, o estado do Pará não registra casos suspeitos da doença entre índios.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores. Para realizar o seu comentário, clique aqui.

Nenhum comentário realizado até o momento

Seja o primeiro a expressar a opinião sobre esta matéria preenchendo o formulário abaixo:

Compartilhe a sua opinião

Preencha todos os campos abaixo e deixe o seu comentário sobre essa notícia

Faltam 300 caracteres
  • Todos os campos são obrigatórios.
  • Seu e-mail não será disponibilizado no site em hipótese alguma.
  • Comentários são moderados e só são disponibilizados no site após aprovação.
  • Comentários com palavras de baixo calão ou ofensas não são aprovados.
  • Ao enviar um comentário, você automaticamente concorda com nossas regras de uso.
 
Siha nos no Twitter