Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Política & Economia

Franceses se preparam para decisão do governo brasileiro favorável aos caças rafale

O presidente Lula já recebeu o parecer de Jobim, e deverá anunciar o vencedor nos próximos dias.

Publicada: 19/04/2010 - 22h25m|Versão para impressão|

  • Franceses se preparam para decisão do governo brasileiro favorável aos caças rafale
A aeronave Rafale, da francesa Dassault, é franca favorita na disputa, segundo declarações públicas do ministro Nelson Jobim (Defesa) e do próprio presidente Lula, que chegou a anunciar a vitória do caça francês no ano passado, mas depois voltou atrás.

O ministro desconsiderou o ranking da Aeronáutica em que o caça sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar para renovar a frota da FAB.

Com a proximidade do anúncio da decisão do governo brasileiro sobre o vencedor da disputa pela venda de 36 caças para a FAB, o presidente do Senado franês, Gérard Larcher, e mais 18 senadores chegam nesta terça-feira para uma visita de cortesia ao Congresso Nacional.

A base da justificativa de Jobim para a escolha do caça francês, seria a de que o F-18 é americano e o Gripen NG tem componentes dos Norte Americanos, como o motor, sendo assim deixariam o Brasil vulnerável.

Segundo o ministro os franceses oferecem a melhor política de transferência de tecnologia, de capacitação da indústria nacional e de redução de dependência de fornecedores estrangeiros. O valor aproximado da Dassault deve ficar em cerca de R$ 18 bilhões.

O presidente Lula já recebeu o parecer de Jobim, e deverá anunciar o vencedor nos próximos dias.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook