Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2014

Página Inicial>Mundo

França terá a primeira ministra da Educação de sua história

Najat Vallaud-Belkacem tem a missão de apresentar um novo plano nacional de educação

Publicada: 27/08/2014 - 03h19m|Fonte: Revista Fórum |Versão para impressão|

  • Najat Vallaud-Belkacem é natural de Marrocos, mas migrou para a França com a família em 1982.
  • Najat Vallaud-Belkacem é natural de Marrocos, mas migrou para a França com a família em 1982.
Pela primeira vez em sua história, a França terá uma ministra da Educação. Trata-se de Najat Vallaud-Belkacem, que entra no lugar de Benoit Hamon. A questão educacional tem sido o principal motivo de descontentamento e também de recentes manifestações realizadas no país.

Najat Vallaud-Belkacem é natural de Marrocos, mas migrou para a França com a família em 1982. Formada em Ciências Políticas, faz parte dos quadros do Partido Socialista desde 2002. Antes de assumir a pasta da Educação, Vallaud-Belkacem já havia passado pelas pastas de Direitos das Mulheres e Cidade, Juventude e Esportes.

Quando ministra dos Direitos das Mulheres, foi a responsável por colocar na pauta do governo socialista um projeto de lei sobre a igualdade de gênero, aprovado no início deste ano pela Assembleia Nacional. Foi também umas das principais articuladoras na aprovação de uma lei que pune os clientes das prostitutas. Soma-se a estas lutas a sua defesa pública pela criminalização da homofobia.

O presidente François Hollande designou ao primeiro-ministro, Manuel Valls, a missão de reformar todos os quadros do governo. À nova ministra cabe a tarefa de apresentar um novo plano nacional de educação que dê conta das demandas atuais do país.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook