Sábado, 17 de Agosto de 2013

Página Inicial>Cultura

Exposição francesa celebra aniversário de Brasíli

Brasília completa 50 anos nessa quarta-feira e a França também celebra o aniversário.

Publicada: 22/04/2010 - 11h37m|Versão para impressão|

  • Exposição francesa celebra aniversário de Brasíli
Em entrevista à RFI, Oscar Niemeyer fala de sua obra. O trabalho do arquiteto é lembrado nessa quarta-feira na França, quando Brasília, seu principal projeto completa 50 anos. A capital brasileira é tema de uma exposição na cidade de Le Havre.


Brasília completa 50 anos nessa quarta-feira e a França também celebra o aniversário. A região da Normandia organiza nesse momento uma exposição fotográfica que cria um diálogo entre a capital brasileira e a cidade de Le Havre, ambas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A mostra, intitulada Retratos de Cidades: Brasília/Le Havre, reúne imagens feitas por fotógrafos franceses e brasileiros, como Lucien Hervé e Caio Reisenwitz.

Realizada na Casa da Cultura de Le Havre, um prédio concebido por Oscar Niemeyer, o evento é uma homenagem não apenas à capital brasileira, mas também à seu arquiteto. Conhecido como O Vulcão, o centro cultural é um dos principais monumentos da cidade portuária. Oscar Niemeyer viveu e realizou algumas de suas obras na França. Além do Vulcão, ele concebeu as sedes do Partido Comunista e do jornal L’Humanité.

Hoje com 103 anos, Oscar Niemeyer continua trabalhando diariamente, o que faz dele o mais velho arquiteto em atividade no mundo. Em abril de 2008, quatro meses depois de ter completado 100 anos, ele concedeu uma entrevista à Radio França Internacional em que disse acreditar que a repetição é a negação da obra de arte.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook