Domingo, 07 de Setembro de 2014

Página Inicial>Variedades

Excesso de limpeza provoca mais alergias

O aumento das alergias está ligado aos hábitos excessivos de limpeza, conclui um estudo canadense

Publicada: 20/04/2010 - 12h31m|Fonte: Raquel Albuquerque - Expresso|Versão para impressão|

  • Excesso de limpeza provoca mais alergias
Uma das principais causas para o aumento das alergias é a ausência de bactérias nos ambientes que nos envolvem.

Essa é a primeira conclusão de um estudo do pesquisador Guy Delespesse, da Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal, no Canadá.

Delespesse defende que o excesso de limpeza das casas está ligado à maior incidência de alergias, sobretudo nas crianças.

"Há uma relação inversamente proporcional entre o nível de higiene e a incidência de alergias e doenças auto-imunes", afirma o autor do estudo, citado pelo diário britânico Telegraph. "Quanto mais estéril é o ambiente em que uma criança vive, mais elevado é o risco de desenvolver alergias", acrescenta.

Ainda que boas práticas de higiene reduzam a exposição a batérias perigosas, também impedem a exposição a outros microorganismos importantes.

Como acontece em particular com o sistema digestivo. "As bactérias do sistema digestivo são essenciais para a digestão e servem para educar o nosso sistema imunitário. Ensinam-no a reagir a substâncias estranhas", explica Delespesse. "Isto revela-se a chave do desenvolvimento do sistema imunitário da criança".

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook