Segunda-Feira, 01 de Julho de 2013

Página Inicial>Mundo

EUA: Barack Obama anuncia plano de controle de armas

Barack Obama apresenta hoje, ao lado de seu vice, Joe Biden, seu pacote com 19 medidas para endurecer o controle de armas nos Estados Unidos.

Publicada: 16/01/2013 - 12h00m|Fonte: RFi - França|Versão para impressão|

  • O presidente americano, Barack Obama, em primeiro plano, acompanhado do vice, Joe Biden.
  • O presidente americano, Barack Obama, em primeiro plano, acompanhado do vice, Joe Biden.
    Foto: REUTERS/Jonathan Ernst
Depois da tragédia na escola primária Sandy Hook, em que um jovem de 20 anos, fortemente armado matou 20 crianças e 6 adultos, o presidente americano confiou ao seu vice, Joe Biden, a tarefa de elaborar uma proposta, para lutar contra a violência causada pelas armas de fogo.

De acordo com Biden, o pacote antiarmamentista de Obama não precisará de aprovação do Congresso, já que em um primeiro momento, limita-se a fazer valer leis que já estão em vigor, como o sistema de checagem de antecedentes criminais, que não funciona em 40% das operações de vendas de armas.

Medidas que dependem da aprovação de leis, como a restrição de vendas de certos tipos de armas com maior poder de destruição, ainda precisarão ser viabilizadas politicamente, num parlamento onde o lobby da Associação Nacional do Rifle, que são contra as novas medidas de Obama, afirma ter maioria dos votos.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook