Sábado, 17 de Agosto de 2013

Página Inicial>Mundo

Descoberto agente químico eficaz contra parasita da malária

O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira, 3 de setembro, pela revista Science.

Publicada: 03/09/2010 - 12h00m|Versão para impressão|

  • Descoberto agente químico eficaz contra parasita da malária

  • Foto: TheFACT/Flickr
Adriana Moysés

A equipe da cientista americana Elizabeth Winzeler, do instituto de pesquisas Scripps Reasearch, da Califórnia, descobriu um agente químico eficaz no combate do parasita da malária, doença que mata um milhão de pessoas por ano.

O estudo foi publicado na edição desta sexta-feira, 3 de setembro, pela revista Science. O agente químico descoberto pela equipe da doutora Elizabeth Winzeler demonstrou ser capaz de destruir parasitas da malária circulando no sangue de cobaias de laboratório com a administração de uma dose única da substância. O potencial do agente químico, batizado com o nome de spiroindolone NITD 609, parece tão promissor que os primeiros testes clínicos no homem podem começar no final do ano.

Além das experiências feitas no laboratório americano, uma equipe do Instituto Tropical Suíço também obteve resultados encorajadores com a substância, depois de testá-la em ratos que tinham sido inoculados com o parasita da malária. Normalmente, os ratos de laboratório infectados com o parasita da malária morrem em uma semana. No entanto, uma dose importante do novo agente químico conseguiu curar cinco de seis cobaias infectadas.

Experiências realizadas em outras seis cobaias que receberam uma dose mais fraca da nova substância curaram a doença na metade dos animais. Os pesquisadores também compararam a eficácia do novo agente com outros medicamentos contra a malária, como a artemisinina, atualmente o melhor tratamento existente contra a doença, e consideraram os resultados positivos. Outros testes provaram que o novo agente não é tóxico para as células humanas. Havia pelo menos dez anos, desde a descoberta da artemisinina, derivada de uma planta chinesa, que os cientistas não se entusiasmavam com uma substância contra a malária.


TAGS: MALÁRIA - SAÚDE

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

  • Comentário

    04

  • Porze nilson (fortaleza - CE)03/09/2010 - 18h06m

    bravos. brevemente será eficiente contra
    a aids, logo apos chagas,e finalmente con
    tra tumores malignos.

  • Comentário

    03

  • Poriran fernandes carneiro (brasilia - DF)03/09/2010 - 17h17m

    se realmente conseguir a cura da malaria como dizem esses deuses da medicina nossos querido cientistas a amozonia sera um paraiso e estaremos assim eliminando o maior defensor das selvas do planeta.isso e um aviso para os garimpeiros brasileiros.

  • Comentário

    02

  • PorEdna matias (icó - CE)03/09/2010 - 15h24m

    Fico muito mais tranquila e tenho confiança que com o passar do tempo os cientistas vão mais e mais descomprir medicamentos e vacinas.para prolongar nossos dias de vida.

  • Comentário

    01

  • Poredilson (Brasileia - AC)03/09/2010 - 14h37m

    Tavez essa substancia salvara muitas vidas por aqui. Ficaria mais feliz se esta tambem fosse encontrada em alguma planta que existe aqui na Amazonia.Quem se habilita pesquisar?

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook