Sábado, 18 de Maio de 2013

Página Inicial>Mundo

Começa resgate dos mineiros chilenos

Começam hoje no Chile as obras de perfuração de um poço que será utilizado para o resgate dos 33 mineiros bloqueados a 700 metros de profundidade na mina San Jo

Publicada: 30/08/2010 - 11h40m|Versão para impressão|

  • Imagens dos mineiros presos dentro da mina, no Chile.
  • Imagens dos mineiros presos dentro da mina, no Chile.
    Foto: Reuters
Começam hoje no Chile as obras de perfuração de um poço que será utilizado para o resgate dos 33 mineiros bloqueados a 700 metros de profundidade na mina San Jose, no norte do país. Em seguida, esse orifício será alargado entre 60 e 70 centímetros. Os mineiros serão, então, resgatados um a um.

A furadeira hidráulica especial, da marca australiana Strata 950, começou a ser instalada neste sábado. Um buraco de cerca de 30 centímetros de diâmetro será cavado até o local onde estão presos os mineiros.

Uma espécie de elevador ou cápsula de resgate vai descer 702 metros, em linha reta. A operação de escavação pode durar até quatro meses. A grande questão é se os trabalhadores vão sobreviver todo esse tempo. Segundo o ministro da saúde chileno, Jaime Manalich, cinco deles estão com sintomas de depressão. Para minimizar o stress vivido pelos mineiros, o governo prometeu que neste domingo cada um deles terá um contato com um membro da família, durante pelo menos um minuto.

Os mineiros mantém contato com o mundo externo através de uma tubulação instalada na mina.As autoridades também preveem o envio de aparelhos de MP3 com alto-falantes, DVDs, jogos, roupas e meias de fio de cobre que protegem contra bactérias.

O governo chileno também não exclui a hipótese de adotar um plano B para salvar os mineiros. A ideia seria aumentar o duto que foi escavado para fornecer ventilação. A máquina, que está no norte do país e poderia ser utilizada na operação, demoraria de três a cinco dias para chegar à Copiapo, onde está localizada a mina San José. Os engenheiros devem tentar colocar em prática os dois planos simultaneamente.

Neste domingo, o papa Bento 16 enviou uma mensagem em espanhol aos 33 mineiros, pedindo que eles mantenham serenidade à espera de uma solução.

Contato

Nesse domingo, pela primeira vez, familiares dos mineiros puderam conversar com eles 24 dias após o soterramento. Foi um momento de emoção, principalmente para as famílias preocupadas com a depressão de alguns mineiros. Carlos Garcia, diretor regional do Departamento Nacional de Emergências, afirma que o trabalho feito por um grupo de psicólogos está tendo o resultado esperado, ajudando os mineiros a superar a depressão da longa espera até o salvamento.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

  • Comentário

    06

  • PorHallan (itá - SC)30/08/2010 - 20h19m

    Penso eu que nesses casos os paises deveriam deixar suas brigas politicas de lado e ajudarar a retirar aqueles pobres homens de lá, eles só estavão trabalhando para dar o sustento a suas familias, acredito que nem um de nós gostaria de estar lá naquela situação tormentadora...

  • Comentário

    05

  • PorRafaela Ribeiro (Recife - PE)30/08/2010 - 19h44m

    Que Jesus possa está presente neste momento de angústia. Deus possa mandar a divina providência para livrá-los

  • Comentário

    04

  • Porrodrigo (Nova Iguaçu - RJ)30/08/2010 - 15h49m

    Eu naum acredito que com tanta tecnologia existente no mundo eles naum consigam salvar a vida desses mineiros qie estão soterrados. parece que essas megas construções só servem pra criar coisas pra os ricos e poderoso mais para salvar vidas ainda naum existe nada no mundo.

  • Comentário

    03

  • Porcelso de sousa mote (queimados - RJ)30/08/2010 - 14h50m

    Que Deus lhe de muito foligo de vida a esses trabalhadores amém

  • Comentário

    02

  • PorÉrica (Brasilia - DF)30/08/2010 - 14h49m

    Muitos países ricos podem ajudar, mas nõa querem! Por questões políticas ou não, não importa, são seres humanos que precisam de ajuda.

  • 1
  • 2

6 comentários disponíveis

Utilize os links ao lado para navegar entre as páginas

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook