Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2013

Página Inicial>Mundo

China: Equipes de resgate retiram operários presos a uma semana em mina de carvão

Aplausos saudaram as equipes de resgate e sobreviventes ao saírem da mina de carvão [Reuters]

Publicada: 05/04/2010 - 07h44m|Fonte: Al Jazeera|Versão para impressão|

  • Aplausos saudaram as equipes de resgate e sobreviventes ao saírem da mina de carvão
  • Aplausos saudaram as equipes de resgate e sobreviventes ao saírem da mina de carvão
    Foto: Reuters
Pelo menos 114 mineiros foram resgatados de uma mina de carvão inundada no norte da China, em meio a esperanças de que mais operários poderiam ainda estar vivo depois de mais de uma semana aprisionados no subsolo.

Os sobreviventes foram levados para o hospital depois de terem sido resgatados da mina Wanjialing na província de Shanxi, onde 153 operários ficaram presos por mais de uma semana.

Dezheng Liu, um porta-voz do quartel-general de emergência, disse a repórteres na segunda-feira que "um milagre finalmente aconteceu".

Equipes de resgate quase perderam a esperança de salvar os mineiros, que ficaram presos depois que um poço abandonado, rompeu enquanto operários estavam cavando um túnel em 28 de março, provocando uma inundação.

Resgate inesperado


Harry Fawcett, correspondente da Al jazeera no local, disse que dezenas de trabalhadores resgatados de minas tinham sido trazidos e colocados em ambulâncias para levá-los para hospitais próximos.

"Foi a hora e meia mais incrível que já tinha visto. Começou com uma série de trabalhadores de resgate vestidos de uniformes laranjados passando correndo ao meu lado em direção a mina acompanhados por soldados do Exército".

"Nos minutos que se seguiram vimos duas macas sair, mas logo depois perdi a conta, havia um fluxo constante de macas saindo sem parar.

"Nada parecido como isto era realmente esperado."

A rede de televisão estatal mostrou sobreviventes sendo trazidos para fora da mina em macas e embrulhados em cobertores verdes. Toalhas cobriam os olhos e rosto para protegê-los da luz.

"Como é fantástico estar no chão novamente," disse um sobrevivente de 27 anos de idade.

O resgate na segunda-feira provocou aplausos de centenas de trabalhadores de emergência, o pessoal do exército e da equipe médica.

Em entrevista a rede estatal chinesa, Fusheng Wei um membro das equipes de resgate que trabalhavam no local falou emocionado "Eu não tenho dormido por vários dias", disse ele chorando de alegria. "Nossos esforços não foram em vão."

"Este é provavelmente um dos mais surpreendentes resgates da história da mineração em qualquer lugar", disse David Feickert, um conselheiro de segurança de minas de carvão que trabalha para o governo chinês.


As investigações preliminares indicam que os gerentes da mina ignoraram a possibilidade de vazamentos de água da mina abandonada que provocou o acidente. E não tomaram as medidas de segurança adequadas.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook