Terça-Feira, 19 de Março de 2013

Página Inicial>Brasil

Aprovação do governo Dilma chega a 63%

É a primeira pesquisa de avaliação do governo e avaliação pessoal de Dilma em 2013, ano considerado "decisivo, para a campanha rumo à reeleição.

Publicada: 19/03/2013 - 15h48m|Fonte: Jornal do Brasil|Versão para impressão|

  • Aprovação do governo Dilma chega a 63%
A aprovação do governo Dilma Rousseff chegou a 63%, o melhor resultado desde 2011, revela a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta terça-feira. O índice está um ponto percentual acima da última pesquisa, de dezembro do ano passado, quando 62% dos entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom. É a primeira pesquisa de avaliação do governo e avaliação pessoal de Dilma em 2013, ano considerado "decisivo", segundo interlocutores, para a campanha rumo à reeleição.
Além dos 63% que consideram o governo ótimo ou bom, 29% dos entrevistados avaliaram a gestão de Dilma como regular e 7%, ruim ou péssima.
O trimestre analisado foi marcado por anúncios populares da presidente, como a entrada em vigor da redução do custo da energia elétrica e também o anúncio da desoneração dos impostos federais sobre os itens da cesta básica.
A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2.002 eleitores de 143 municípios. As entrevistas foram feitas entre 08 e 11 de março e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Aprovação pessoal
A aprovação do modo de governar da presidente Dilma bateu novo recorde e chegou a 79%, contra 78% da pesquisa de dezembro. Apenas 17% dos entrevistados não aprovam a maneira como a presidente governa.
Quando questionados se confiam ou não na presidente, 75% dos entrevistados responderam afirmativamente, contra 22% que não confiam em Dilma Rousseff. Os outros 3% não souberam ou não responderam à questão.

Otimismo mantém trajetória de crescimento
A expectativa dos eleitores ouvidos pela pesquisa CNI/Ibope em relação ao restante do mandato de Dilma Rousseff vem seguindo um ritmo de otimismo, mas não chega ao índice do início do governo. Dos 2.002 entrevistados, 65% responderam que espera um resto de governo ótimo ou bom. Em março de 2011, logo após o primeiro trimestre de governo, esse otimismo era de 68%¨.
Desde dezembro de 2011, quando o otimismo era de 58%, o percentual vem aumentando a cada pesquisa. Na última, de dezembro, 62% havia respondido que tinha expectativa ótima ou boa com o futuro do governo.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores.

 
Siha nos no Twitter

Recomendações Facebook