Sábado, 31 de Julho de 2010

Página Inicial>Brasil

Anvisa suspende comercialização de produtos que contêm sibutramina

A fábrica de alimentos Ledal Química do Brasil Ltda, em Goiânia, foi interditada ...

Publicada: 11/03/2010 - 11h53m|Fonte: Christina Machado - Agência Brasil|Versão para impressão|2 comentário(s)

  • Anvisa suspende comercialização de produtos que contêm sibutramina
A fábrica de alimentos Ledal Química do Brasil Ltda, em Goiânia, foi interditada ontem (10) numa operação conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Investigação realizada pelos dois órgãos identificou a presença de sibutramina (medicamento controlado, utilizado para o tratamento de obesidade) em três produtos: Fibra Regi e Sliminus em cápsulas e Sliminus em comprimidos. Mais de 600 mil comprimidos de alimentos ficaram retidos no local.

A Anvisa também suspendeu a distribuição e a comercialização, em todo território nacional, de todos os lotes que apresentaram sibutramina na perícia. A resolução foi publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União.

A interdição da fábrica é valida por 90 dias, prazo em que a empresa poderá apresentar recursos e contraprovas. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a empresa pode ser punida com multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

A investigação começou no ano passado, a partir de denúncia de irregularidades com relação ao alimento Affinato. Em dezembro de 2009, fiscais da Anvisa realizaram inspeção na fábrica da Ledal Química do Brasil Ltda. e coletaram amostras de diversos produtos da empresa. As amostras foram encaminhadas para a perícia da Polícia Federal, que constatou a sibutramina nos três alimentos.

A sibutramina é uma substância de uso controlado, cujo uso foi motivo de alerta da Anvisa aos profissionais de saúde, depois que um estudo, denominado Sibutramine Cardiovascular Outcomes (Scout), demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com a substância.

Comentários dos leitores

Confira abaixo os comentários realizados pelos nossos leitores. Para realizar o seu comentário, clique aqui.

  • Comentário

    02

  • PorBianca (Palmas - TO)18/06/2010 - 16h55m

    Comprei o sliminus e comecei a tomar depois de uns dias comecei a passar mal falta de respiraçao coração muito acelerado fiquei muito nervosa nao durmia a noite, e nem de dia eu nao conceguia durmi.E olha que eu comprei ele em uma grande e reconhecida farmacia aq da cidade.e ele ainda esta a venda

  • Comentário

    01

  • PorCarolina (Anápolis - GO)12/03/2010 - 14h34m

    Acho isso uma bobagem, já que tem médicos por aí receitando sibutramina indiscriminadamente a preços orbitantes.Deviam dar direito de resposta e defesa aos proprietários antes de bombardearem na mídia.

2 comentários disponíveis

Compartilhe a sua opinião

Preencha todos os campos abaixo e deixe o seu comentário sobre essa notícia

Faltam 300 caracteres
  • Todos os campos são obrigatórios.
  • Seu e-mail não será disponibilizado no site em hipótese alguma.
  • Comentários são moderados e só são disponibilizados no site após aprovação.
  • Comentários com palavras de baixo calão ou ofensas não são aprovados.
  • Ao enviar um comentário, você automaticamente concorda com nossas regras de uso.
 
Siha nos no Twitter